José Maria Santos: entrevistas e embates

Data da Publicação: 2017
Editor: EDUTFPR

RESUMO

Este livro pretende dar acesso à voz de José Maria Santos (1933-1990), uma das personalidades mais importantes do teatro profissional paranaense, que também projetou o nome da Escola Técnica Federal do Paraná (atualmente Universidade Tecnológica Federal do Paraná) durante quase 20 anos como diretor do grupo de teatro desta Instituição. Zé Maria, ao longo de sua vida, concedeu dezenas de entrevistas a diferentes periódicos. Esses materiais registram aspectos de sua personalidade e de seu pensamento profissional e artístico. A seleção de entrevistas aqui apresentada perpassa os últimos 20 anos de sua carreira, de 1970 a 1989. Aqui podemos conhecer a vida artística de José Maria Santos e sua visão sobre temas diversos, como: descentralização da produção artística; políticas públicas culturais; censura e abertura política e as mudanças econômicas no Brasil; o ensino do teatro; o teatro experimental e de vanguarda; a dramaturgia, a televisão e o cinema; a ética profissional e o papel do artista na sociedade; e, o valor econômico da arte. Estas entrevistas recontam, sob a ótica de José Maria Santos, a história cultural do Brasil numa perspectiva paranaense.

Categorias: Sem categoria